Leite

Santa Maria poderá ter centro de desenvolvimento de laticínios

Juliana Gelatti

Em entrevista ao Diário na manhã desta sexta-feira, o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, comentou uma possibilidade que deverá promover o desenvolvimento no campo e na pesquisa em Santa Maria e região. Conforme lei aprovada no ano passado, na Assembleia Legislativa, deve ser criado em fevereiro o Instituto Gaúcho do Leite (IGL)e um fundo para o desenvolvimento da cadeia produtiva, a exemplo do que já existe com o arroz, com o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), e com a cadeia da vitivinicultura, com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).

Uma das ações previstas para o IGL é a criação de um centro de desenvolvimento de produtos lácteos, para criar novos produtos e pesquisar melhorias na produção. De acordo com Mainardi, o Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem grandes chances de receber o centro que deve ser criado pelo IGL, quando iniciarem as atividades do instituto, que deve ter a participação de cooperativas, produtores e outros setores da cadeia produtiva.

Os laboratórios do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que Mainardi conheceu durante a visita à região, são desenvolvidos produtos diferenciados, como itens sem lactose, com fibras, sem colesterol ou adição de açúcar, e a partir de leites especiais, como leite de cabra, de ovelha e de búfala.

Além do que já fazemos nos laboratórios, temos projetos submetidos a editais de incentivos para ter um Centro de Inteligência do Leite, com a capacitação de profissionais e a produção desses produtos inovadores explica a professora do departamento, Neila Richards, acrescentando que os projetos vêm sendo elaborados por professores de diferentes departamentos da instituição desde 2011, mas ainda aguardam recursos, que podem vir tanto do IGL, quanto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), pelo projeto Polo Tecnológico.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Manifestação condena pedido de reajuste da passagem de ônibus

Próximo

Secretaria de Agricultura do Estado investirá na qualificação da produção de uva e vinho no Vale do Jaguari e na Quarta Colônia

Economia